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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Principais Orixás cultuados no Sul do Brasil: Mitos, funções e regências

BARÁ  ou EXU: O mensageiro dos Deuses. Ele é o traço de união entre os homens, os Orixás de Olorum. É o assistente direto supremo e assessora Ifá nas consultas ao Opelê; e, no jogo de búzios, assessora a ialorixá ou babalorixá e leva as consultas diretamente aos Orixás, trazendo as respostas dos Deuses. É o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. É o grande intermediário entre os seres humanos e os Deuses e, por isso, é homenageado em primeiro lugar nos cultos.

OXOSSI: O senhor das florestas, o provedor da caça e da fartura. É o Orixá da generosidade, da amabilidade e determinação. Como Odé, um dos seus aspectos misteriosos e secretos é o oculto, o conhecedor das raizes e dos segredos da profundeza da terra.

OGUM: O senhor da guerra, guerreiro do divíno combate interior entre o certo e o errado, a luz e as trévas. Ajuda na superação dos defeitos comportamentais e dos vícios. Abre caminhos para o novo e auxilia na realização de projetos eliminando dificuldades eventuais.

XANGÔ: A realeza, o poder de decisão, a firmeza e a força do carater. É o senhor da justiça e da liderança a serviço do bem. Rege os negócios e os assuntos de Estado. Protege os governantes e líderes em geral. Manifesta-se na natureza como os trovões e ráios, simbolos de poder.

OSSÂIM: O sehhor das folhas, se manifesta no poder que se oculta nas ervas e folhas sagradas e curativas. Não há camdomblé sem folhas e, para que elas permaneçam vivas e poderosas, Ossâim precisa ser louvado.

INHASÂ OIÁ: A rainha de Oyó, a senhora dos ventos. O principio feminino provedor da coragem, autoconfiança, dedicação e da iniciativa e estratégia de superação dos obstaculos aos propósitos grandiosos. É a Deusa que conduz as almas dos mortos dos sofrimento à paz eterna e afasta os espíritos perturbadores. Dançando frenéticamente, agitando com as mãos um rabo de leão, ela livra seus protegidos dos males do espírito.

OBÁ: A divina e destemida guerreira. Combate em favor dos menos favorecidos pela sorte. Os rejeitados, os traídos e humiliados contam com a proteção de Obá, a poderosa Deusa justiceira. Manifesta-se nas aguas revoltas dos rios.

OXUM: A Deusa  mãe das aguas docês. Sua energia se potencializa nas nascentes e cachoeiras. É o  principio feminino que se apresenta como cuidado amoroso, beleza, harmonia, doçura, prosperidade e abundância. Promove a fertilidade e protege a maternidade e as crianças.

IEMANJÁ: A Deusa mãe das aguas salgadas. Sua energia se potencializa nos mares e oceanos. É o principio feminino que se apresenta como beleza, mutabilidade, exuberância, acolhimento, fascinio, imprevisibilidade, criatividade, e força transformadora e renovadora da vida.Protege os homens do mar, os casais e a família.

OXALÁ: O Orixá responsavel pela totalidade da criação de Olodumare. Ele representa a sabedoria dos mais velhos, a pureza, o respeito, a paciência e a perseverança. Protege os puros de coração.

IBEJI: Orixás crianças. Regem a alegria, a descontração, a surpresa, a capacidade de se deslumbrar, a curiosidade e a vontade de aprender. Manifestam-se como a criança interior de cada um dos seres humanos.

Eis, aqui, alguns dos principais Orixás cultuados no Rio Grande do Sul; Embora o Panteão Africano seja muito grande; Básicamente no Brasil cultuamos apenas16 Orixás, claro que varia de região para região.
Espero ter contribuido para um melhos esclerecimento sobre o assunto; No próximo encontro abordaremos o Arquétipo de cada Orixá. Até lá!

                                                                            Abraços:   O AUTOR

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