.

.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Arquétipo dos Orixás e seus filhos:

Bará ou Exu:  Complexo, contraditório, sempre oscilando entre o bem e o mal; É seco sarcástico e dono da situação, sempre quer ter a ultima palavra. Dificilmente sorrí, quer ser sempre o dono da verdade.(Dependendo do Orixá a que pertença).

Ogum: Seus filhos costumam ser fortes e impulsivos, embóra perdoem com dificuldades as ofenças; São arrogantes e, ao mesmo tempo, francos, abertos e sinceros. Os filhos de Ogum não desiste de lutar por seus objetivos e são extermamente persistentes.

Oxossi: Os filhos de Oxossi são pessoas encantadoras, joviais alegres e criativas, dotadas de agilidade mental e física. São refinados e possuem muito gosto pela beleza, e são também vaidosos e sedutores.

Iansã ou Oiá: Seus filhos são audaciosos, poderosos e indomaveis; São extremamente fiéis quando amam, são devotas e demonstram lealdade absoluta; porém, quando contrariádas são impulsivas e perdem o controle das emoções com facilidade. Adoram desafios e não temem o novo e o desconhecido, são sensuais e voluptuosos, e também ciumentos e voluntariosos.

Xangô: Seus filhos geralmente são bonitos, imponentes, dotados de liderança e poder de sedução; Gostam de ser admirados, possuem forte auto-estima e autoconfiança, são muito vaidosos, vestem-se bem e gostam de adornos. Dificilmente são fiéis a um unico amor.

Xapanã: Seus filhos tendem à depressão e ao masoquismo; gostam de falar de doenças, de tragédias, de se queixar e contar suas tristezas, dores e frustações. Sorriem pouco e nunca estão satisfeitos com o que têm, Saõ pessoas incapazes de viver momentos de alegria sem pensar que aquela alegria antecede
tristezas e, por isso, temem ser felizes.

Ossain : Seus filhos são ageis, possuem carater firme e tem dominio sobre suas emoções. São leves e soltos, possuem mente aberta para inovações. São avessos a julgamentos morais sobre as pessoas e perseguem seus objetivos com perseverança, estando atentos para os sinais que a vida apresenta.

Obá: Seus filhos tem tendências um pouco masculinizadas; Não que sejam homossexuais, mas apresentam uma forte energia masculina nos gestos e na maneira de andar e falar. São pessoas sem vaidade que não ligam para a moda e maquilagem, vestem-se com simplicidade, não usam jóias ou enfeites. Geralmente, são práticas e objetivas; Em geral são infelizes nas relações amorosas, porque não sabem lidar com as próprias emoções.

Oxum: Seus filhos são vaidosos, gentís desprendidos, leves, ágeis e elegântes . Tem intimidade com a fluidez, as tranformações e a renovação constante.Com o passar do tempo aprendem a se desapegar das coisas terrenas, abrir mão para receber o novo. Seu brilho interior é constante, e faz da sua vaidade seu cartão de visitas.

Iemanjá: Seus filhos tem sempre um comportamento ético ( na maioria das vezes) , são gentis amorosos dotados de um dicernimento e auto confiança, Mas, como o Mar, surpreendem, podem mudar de repente, irritam-se quando contráriados em seus princípios e podem agir intempestivamente.

Oxalá: Seus filhos são persistentes, pacientes, detalhistas, reservados e formais, embora dignos e leais. Podem ser teimosos, ranzinzas e rígidos nos seus conceitos quando protegidos pelo aspecto mais velho do Orixá.

Ibeji: Seus filhos são inovadores e brincalhões, mas são facilmente irritáveis  quando contrariados. Magoam-se à toa, porém esquecem as mágoas com facilidade, sem guardar rancor.



Mais uma vez espero estar contribuindo com os irmãos para uma melhor visão sobre o assunto.


                                                            Um Forte Abraço

                                                              O AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário