.

.

domingo, 17 de julho de 2011

EXU... Oque é Exu?

É interesante observar o sentido original da termo Exu, que representa, no contexto da mitologia africana, o princípio negativo do universo, em oposição ao Orixá, que seria a polaridade positiva. Os exus são, por outro lado, entidades que atuam como elemento de equilibrio e de ligação com o aspecto negativo da vida e com os seres que se apresentam como marginais do plano astral.

Na verdade, Exu é uma força da natureza, a contrapartida do Orixá, assim sendo, para acultura africana, Orixá representa o lado positivo, enquanto Exu, o lado negativo. Repare: Negativo, e não Mal; apenas o oposto, a polaridade. Exu é força de equilibrio da natureza. É a força da criação, é o principio de tudo, é nascimento. Exu representa o equilibrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim.
Exu é a célula da criação da vida, aquele que gera o comflito, variadas vezes. Refiro-me ao conflito que promove o progresso do ser. Exu setá presente em tudo e todos, na concepção global da existência.

Como entidade reencarnante ou como espírito imortal, Exu representa a abertura de todos os caminhos e a saida de todos os problemas. Exu é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, e também é vaidoso e viril.
É o intermediario entre os homens e os Deuses, na concepção Africana; Embora muitos do próprio culto confundem os Exus com outra classe de espíritos, que se manifestam à revelia em terreiros descompromissados com o bem. Na Umbanda, a caridade é lei maior, e esses espíritos, com aspectos os mais bizarros, que se manifestam em médiuns são, na verdade, outra classe de entidades, espíritos marginalizados por seu comportamento ante a vida, verdadeiros bandos de obsessores, de vadios, que vagam sem rumo nos subplanos astrais e que são, muitas vezes, utilizados por outras inteligências, servindo a propósitos menos dignos.
Alem disso, encontram médiuns irresponsaveis que se sintonizam com seus propósitos inconfessaveis e passam a sugar as energias desses médiuns e seus consulentes. São conhecidos como Quiumbas nos pântanos do Astral.

Os espíritos que chamamos de Exus são, os guardiões de nossos terreiros, os atalaias do plano astral, são bondosos, diciplinados e confiaveis, o contrário dos Quiumbas.

Portanto meus amigos, eis a diferença entre os Exus e os Quiumbas, o que se parar-mos para observar, a maioria das entidades que chegam nos terreiros se entitulando de Exus..., na verdade não passam de quiumbas mistificando a figura do Exu, culpa muitas vezes de Pais de Santo e Dirigentes despreparados, impossibilitados de verificar tal mistificação.

Espero ter contribuido para um melhor esclarecimento sobre o assunto.

                                               

                                                                Um Forte Abraço

                                                                 Josimar  Fracassi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário