.

.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

CONHECENDO UM POUCO DA UMBANDA

POR:   JOSIMAR FRACASSI





Vou tentar falar um pouco da Umbanda e tentar mostrar aos irmãos os seus mais diferentes tipos ou pelo menos os mais conhecidos.

De acordo com a história, em 15 de Novembro de 1908, um espírito chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes,  e que em sua casa, contra a vontade de muitos e dos "Doutos" da época fundou essa consagrada Instituição da Espiritualidade Superior que tanto contribui  para o desenvolvimento Moral , Espiritual e Cultural do Ser humano, a Umbanda.

A umbanda é um tipo de religião, que nasceu da mistura de diversas crenças, vindas de outras religiões como espiritismo, catolicismo, entre outros. A religião veio da cultura afro, entretanto sofre influências de muitas outras culturas, brasileiras ou não.

PRINCIPAL FUNDAMENTO

A ritualística de Umbanda é muito vasta e é passada de pai pra filho durante as gerações. Porém, o principal fundamento desta religião é a caridade, passada através dos atendimentos realizados. Através da incorporação mediúnica, as entidades espirituais prestam socorro às pessoas que recorrem aos centros de Umbanda; Seu lema é Amor, Verdade e Justiça.


DIFERENTES TIPOS DE UMBANDA


Com o passar do tempo, a religião de umbanda passou por diversas mudanças e transformações e também criou algumas ramificações. Algumas delas são:

Umbanda Tradicional – Criada pelo Zélio Fernandino de Moraes, no Rio de Janeiro.

Umbanda Traçada – Ou, Umbandomblé, onde um mesmo sacerdote pode realizar sessões distintas de umbanda ou de candomblé.

Umbanda Branca – utiliza elementos espíritas, kardecistas e os adeptos usam roupas brancas.

Umbanda de Caboclo – forte influência da cultura indígena brasileira.

OS 7 ORIXÁS DA UMBANDA

Cada pessoa nasce sob o manto de vibração de algum dos Orixás, fato que é descoberto em rituais da religião. Os orixás exercem uma enorme influência em seus “Filhos”, aqueles que nasceram sob o seu manto. Neste ponto, cada terreno também pode cultuar mais Orixás do que alguns outros, porém os mais importantes são:

Oxalá – A Paz

Ogum – O Guerreiro

Iemanjá – A Rainha do Mar

Oxum – O Ouro

Xangô – O Rei

Iansã – A Tempestade


Oxossi – O Caçador

Espero ter contribuído com esse texto, embora de uma maneira muito simples e resumida, mas cumprido o seu real objetivo que é de elucidar aos leigos,  irmãos de fé, amigos, adeptos e simpatizantes o que é realmente a nossa amada Umbanda.

                                                                        Abraços fraternais


                                                                   Pai Josimar da Capadócia

Nenhum comentário:

Postar um comentário