.

.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Iansã... Oyá ! Arquétipo de seus filhos.



O filho de Iansã é conhecido por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar.
Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro.
Tem um prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito.
Em seus gestos demonstra o momento que está passando, não conseguindo disfarçar a alegria ou a tristeza. Não tem medo de nada. Enfrenta qualquer situação de peito aberto. É leal e objetivo.
Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza, o que lhe prejudica o convívio social.
Iansã é a mulher guerreira que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os filhos de Iansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo.

Abraços fraternos aos amigos, irmãos e simpatizantes...

                     Josimar Fracassi 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

EXÚ DE QUIMBANDA




EXU...QUIMBANDA !!

Antes de falarmos desta entidade, escreverei um breve conceito de Quimbanda.

O QUE É QUIMBANDA? É identificado por alguns como o lado esquerdo (polo negativo) da Umbanda, ou seja, que tem todo conhecimento do mundo astral, inclusive da magia negra, e que podem ajudar a fazer o bem ou o mal. Suas entidades vibram nas matas, cemitérios e encruzilhadas, também conhecidos como "Povo da Rua" e abrangem os mensageiros ou guardiões Exus e Pombo-Giras.

Quimbanda em outras palavras é uma ramificação da umbanda, é um "braço da umbanda que trata exclusivamente dos nossos "polêmicos exus", entidades estas que atuam como a policia de choque no plano espiritual.

EXU: QUEM É?  OQUE É?  EXU NO "CRIACIONISMO" ?  EXU NO EVOLUCIONISMO... EXU MISTICO E DOGMÁTICO... EXU CABALÍSTICO!
Quando falamos de exu de quimbanda, necessário se faz deixar claro que não estamos falando do orixá exu (bará)africano. Aqui falamos de entidade em evolução cumprindo seu karma,  espíritos que em algum tempo viveram aqui na terra como nós e voltam para cumprir um papel de caridade  a fim de completar seus graus de evolução. Neste intuito, exu age como "policia de choque"nos trabalhos que exijam força e vigor. Exemplo: afastar um "quiumba" (espirito escurecido e perturbador) de uma determinada casa ou pessoa. Exu de quimbanda se apresenta em várias linhas, falanges e grupos. São legiões de espíritos que usam diversos nomes(mistico) para se apresentarem.

 COMO MINHA INTENSÃO NÃO É CONFICIONARIA, NÃO ADENTRAREI NO QUE SÃO ESSAS LINHAS, FALANGES E GRUPOS, UMA VEZ QUE ISTO JÁ ADENTRARIA NOS RITUAIS DO EXU ESPECIFICAMENTE FALANDO, O QUE SÓ É DE INTERESSE A INICIADOS.

Acima tracei um conceito de exu em um aspecto mistico e dogmático.
Também poderia dizer que exu está muito atrelado as coisas da terra, muito próximo do homem e é conhecedor de todas as deformações e qualidades da moral . Exu é o conhecedor da vaidade do Homem. Exu é o livre arbítrio; Ele é a "arma" e nunca o dedo que puxa o gatilho, isto quem faz são os homens..
Exu, como "ente" é dogmático e mistico, usa como manifestação, varias "roupagem mistica, inclusive seus nomes...

EXEMPLO DOS NOMES MÍSTICOS: CAVEIRA, PORTEIRA, MORCEGO, PANTERA NEGRA, 7 CRUZEIRO, CALUNGA DAS ALMAS, TRANCA RUA,  POMBA GIRA ETC....

Mas exú também é ENERGIA, DUALIDADE e quando vamos conceituar exú neste aspecto, estamos adentrando a cabala. Conceituando exú em uma forma cabalística e neste contexto encontramos o nome cabalístico de exú ( que não entrarei no mérito da questão por dizer respeito a iniciados)
CABALA CONCEITUA EXU COMO ENERGIA PURA E BRUTA.

Na cabala exu é a agressividade necessária e natural existente nos seres humanos, o que impulsiona o Homem e também o Universo a estar em movimento, caso contrário seria tudo estático. EXU É ESFERA EM MOVIMENTO, ENERGIA IMPULSORA....

Exu é inicio, meio e fim, é a transformação, o nascimento, o crescimento e o amadurecimento...
É a energia  do Homem que também nasce, cresce e morre.....

EXEMPLIFICANDO ESTA ENERGIA (SEGUNDO A CABALA):

EXU NO CRIACIONISMO : Se você acredita que tudo que existe no universo, na terra resulta de uma VONTADE DIVINA, QUE É RESULTADO DA INSPIRAÇÃO DE DEUS, entenda que,  ESTA VONTADE , OU INSPIRAÇÃO, GANA DE ACABAR COM A OCIOSIDADE E O CAUS,  É EXU.

Ou seja, exú seria a força a vontade, a energia construtiva para criar o mundo, também a força e energia necessária para a multiplicação das espécies.
Mas se você não acredita no Criacionismo, que esta teoria não lhe convence, somos resultado de uma evolução e que o mundo descende de uma GRANDE EXPLOSÃO, O FAMOSO "BIG BENG" então Exu nesta teoria evolucionista seria a própria explosão, energia que explode, movimento de elétron, átomos e todas as reações químicas e físicas agindo e reagindo, formando e transformando.... ISTO É EXU NA CABALA.....ENERGIA PURA, BRUTA E NECESSÁRIA.

Exu na cabala, sendo energia atua como passivo e ativo, negativo e positivo...Dualidade.
A energia passiva do exu, na visão dogmática é a manifestação feminina,por intermédio de uma apresentação mistica e dogmática chamada POMBO GIRA( A PARTE FÊMEA DE EXU).

A energia passiva do exu, na visão dogmática é a manifestação feminina por intermédio de uma apresentação mistica e adogmática chamada POMBO GIRA.

A vaidade do homem e a falta de ética e moral aproveitou-se da qualidade que o exu tem, ou característica de humano que ele possui, e também o largo conhecimento, do homem e a proximidade dele ao homem, para transformar  estes espíritos(mistico e dogmático) e ou estas energias(cabala) em verdadeiros bacanais, ligando-os a orgias, festas,e beberagens. Outros sim, por vaidade e ânsia de poder ,e necessidade de impor medo e aniquilar os outros, transformaram exú em demônios...

(Texto de Moisés de Oxalá S. marques)

EM TEMPO:  LÚCIFER, DIABOS E DEMÔNIOS, SÃO OUTRAS COISAS.... que comentaremos em matéria posterior...


                                                                             Abraços fraternos


                                                                          Pai Josimar da Capadócia