.

.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA UMBANDA




Para Kardec, a ação magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação nas propriedades da água, quanto no tocante aos fluidos orgânicos (ex: bile, linfa, líquido cefalorraquidiano, saliva, suco gástrico, sangue total, etc).  O Espírito Lísias explica para André Luiz , que “… a água é veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui (em Nosso Lar), ela é empregada sobretudo como alimento e remédio”. Para o Espírito Bezerra de Menezes, “A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora”.

NA UMBANDA, é um dos elementos naturais mais receptivos com uma energia altamente atratora e condutora, ela é utilizada nas quartinhas,
nos copos de firmeza dos Anjos de Guarda, no batismo, em muitos rituais da Umbanda e principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos onde há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa, afinal existem cargas e energias maléficas que somente esse elemento natural  é capaz de desfazer, limpar e equilibrar.

ÁGUA DE MAR
Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e as areias da praia, vibra energia, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas. A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais, principalmente sob a vibração de Yemanjá. Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença . No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os Corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas. Saudemos Mamãe Yemanjá e todo o Povo do Mar.

ÁGUA DE CACHOEIRA
Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa alma, é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e livra-se de todas as impurezas. Além disso, é nas águas das cachoeiras que conseguimos retirar qualquer impregnação de sangue projetada em nosso corpo etérico. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol. Saudemos Mamãe Oxum e todo Povo d’água.

ÁGUA DE RIOS E LAGOAS
Tem também grande propriedade curadora e equilibradora. Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como a lagoa ou mangue, essa água tem uma energia decantadora e curadora. Saudemos Nanã Buruquê. Se o rio for bem movimentado com corredeiras, a energia da água é energética, equilibradora e reparadora. Saudemos Mamãe Oxum.

ÁGUA MINERAL
Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chacras desobstruindo-os e equilibrando- os. É uma água muito fácil de se encontrar, por isso aproveitem esse Axé. Saudemos Oxalá.

ÁGUA DE POÇO
É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia transmutadora. Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física absorvendo a energia ruim da área afetada colocando em seu lugar uma energia boa. A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece. Saudemos Obaluayê.

ÁGUA DE CHUVA
É altamente energética e purificadora. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado liquido, caindo do céu sobre a terra. Por isso é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. A água da chuva, quando cai é benéfica e pura, porém, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as vibrações negativas do local, sendo ótima também para banhos de descarrego e limpeza de ambientes, pois é ela que limpa as ruas e as encruzas carregando todas as vibrações dos trabalhos arriados nesses locais. Saudemos Yansã, Dona do tempo e das tempestades.


                                                                      Abraços Fraternais 


                                                                   Pai Josimar da Capadócia

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

LÁGRIMAS DE UM PAI DE SANTO




AQUELE PAI ESTAVA TRISTE, ACORDARA COM O PEITO APERTADO, UMA ANGUSTIA SEM MOTIVO APARENTE. PASSOU O DIA TODO PENSATIVO, FOI PARA O TERREIRO MAIS CEDO QUE O NORMAL. ENTROU, SALDOU SUA TRONQUEIRA E ENCAMINHOU-SE PARA O INTERIOR DO TEMPLO, PAROU NA PORTA, OLHOU O PISO, AS PAREDES, O TETO, CADA DETALHE QUE NÃO SÃO PERCEBIDOS AO LONGO DAS GIRAS. FOI CAMINHANDO ATE O CONGA, PAROU E FICOU A OLHÁ-LO, CADA IMAGEM, CADA DETALHE, CADA RISCO, QUANTO AMOR FORA COLOCADO ALI PARA QUE TUDO FOSSE REALIZADO, PARA QUE UM SONHO FOSSE CONCRETIZADO, QUANTA LUZ AQUELE ALTAR JÁ HAVIA IRRADIADO, QUANTAS BENÇÃOS. OLHOU A IMAGEM DE OGUM, GRANDE GUERREIRO, QUANTAS LUTAS. OLHOU OS PRETOS VELHOS QUANTA SABEDORIA E HUMILDADE E ASSIM FOI PERCORRENDO TODAS AS IMAGENS DAQUELE SEU ALTAR ATÉ SE DETER NA IMAGEM DE OXALÁ, IMPONENTE, NO MAIS ALTO POSTO A TUDO VIGIA, MAS SEUS OLHOS JÁ NÃO PODIAM VER, POIS AS LAGRIMAS CORRIAM PELO SEU ROSTO. AJOELHOU-SE PERANTE AQUELE ALTAR E CHOROU SUAS LAGRIMAS, UMA A UMA FORAM CAINDO, LAVANDO O CHÃO SAGRADO DAQUELE TEMPLO. AS LAGRIMAS DAQUELE BABALAÔ PARECIAM FALAR. FALAVAM DA INCOMPREENSÃO DAS PESSOAS, DE QUANTOS JÁ HAVIAM PASSADO POR AQUELE TEMPLO E NUNCA MAIS VOLTARAM. FALAVAM DOS RANCORES, DAS MAGOAS E DA INGRATIDÃO... FALAVAM DAS OPORTUNIDADES PERDIDAS. FALAVAM DOS SEUS FILHOS QUE VIERAM ATÉ SUAS MÃOS QUE OS ACOLHEU E ACALENTOU ATE QUE ELES ESTIVESSEM PRONTOS PARA TRILHAREM NOVOS CAMINHOS. FALAVAM DAQUELES QUE PARTIRAM PARA O PLANO ESPIRITUAL E DEIXARAM SAUDADES... E UMA A UMA AS SUAS LAGRIMAS FORAM CAINDO E CADA UMA DELAS LHE FALAVA AO CORAÇÃO, ATÉ QUE A ULTIMA LAGRIMA ROLOU PELO SEU ROSTO, SÓ QUE ESTA ERA CRISTALINA E PARECIA LHE DIZER: FILHO EU SOU O PRÓPRIO OXALÁ QUE VIVE EM VOCÊ, POSSO ROLAR PELO SEU ROSTO E IR AO CHÃO, MAS JAMAIS DEIXAREI DE ESTAR EM SEU CORAÇÃO, CONTINUE A AMPARAR MEUS FILHOS E EU O RECOMPENSAREI COM AS ASAS DA LIBERDADE. AQUELE BABALAÔ LEVANTOU-SE LAVOU O ROSTO E REALIZOU A MELHOR GIRA DE UMBANDA DE SUA VIDA ATÉ AQUELE DIA, ABENÇOOU TODOS OS SEUS FILHOS E COMPREENDEU SEU TRABALHO E SUA MISSÃO... DORMIU TRANQUILO..., MISSÃO cumprida

                                                                     Abraços Fraternais 


                                                                   Pai Josimar da Capadócia

sábado, 14 de novembro de 2015

"15 de Novembro, DIA NACIONAL DA UMBANDA"



 São 33 Anos que um dia optei por cultuar uma Religião que vestia o branco, que arriava o ponto e que cantava a sua humildade diante das Entidades de Luz trabalhadoras da Umbanda; São + de 33 anos que me apaixonei por essa Religião, e que mesmo posteriormente tendo entrado para a Nação Africana nunca me afastei ou deixei de cultuar; Minhas lágrimas escorrem ao escrever esse texto, não só por conta da Fé mas Principalmente pelo Amor que dedico a essa Sagrada Religião de Umbanda ; Bendito seja o Caboclo das Sete Encruzilhadas, Bendito Zélio Fernandino de Moraes que em sua casa, contra a vontade dos "Doutos" da época Fundou essa consagrada Instituição da Espiritualidade Superior que tanto contribui e contribuiu para o desenvolvimento Moral , Espiritual e Cultural do Ser humano e que até os dias de hoje ainda é tão mal interpretada e discriminada por alguns e algumas Instituições Religiosas desse Pais.

Salve a Umbanda Sagrada, Salve a Umbanda Universal, Salve seus Trabalhadores e acima de tudo, Suas Entidades de Luz , seus Sete Orixás e Oxalá Misericordioso sempre a sustentar a nossa Fé, o nosso Amor ao próximo e a nossa esperança por dia melhores.

Meu abraço a todos os irmãos Umbandistas nesse 15 de Novembro,Dia Nacional da Umbanda.
Saravá !

   Pai Josimar da Capadócia.

domingo, 8 de novembro de 2015

ATEÍSMO


                                                                    ATEÍSMO

                                                             Texto de João Felix

As definições do ateísmo também variam quanto ao grau de consideração que uma pessoa deve dar à ideia de deus (ou deuses) para ser considerado um ateu. O ateísmo tem sido por vezes definido para incluir a simples ausência de crença na existência de qualquer divindade.
Para evitar que isso aconteça, respeite a Casa que você frequenta, e principalmente seu Pai ou Mãe de Santo, é na mão dessas pessoas que está o seu futuro dentro da Religião, por melhor que você próprio se considere, será a continuidade de uma Ancestralidade, somos sempre o resultado daquilo que aprendemos, e esse conhecimento surge de pessoas que um dia também frequentaram uma Escola Religiosa, é muito triste ver alguém que largou tudo por se desiludir de onde estava, não há perfeição nas pessoas, o que você pode fazer e seguir em frente melhorando para os seus descendentes tudo aquilo que não concordava, mas o conhecimento será sempre dos Preceitos de uma Família Religiosa que tem todos os tipos de pessoas.
Um conselho ofereço a quem achar que deva aceitar, Religião é Religação com Cósmo, é o nosso reencontro com Deus através das diversas maneiras de fazê-lo, e não com as pessoas que convivemos, dessas apenas poderemos esperar amizade consideração e acima de tudo Respeito, Respeite seu Pai ou Mãe de Santo, que no futuro seus filhos farão o mesmo.



                                                                      Abraços Fraternais


                                                                  Pai Josimar da Capadócia